
Trump cancela bombardeio ao Irã após avanços em negociações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), cancelou os bombardeios programados contra o Irã para a noite desta 5ª feira (11.jun.2026). Segundo o republicano, as negociações foram realizadas com a liderança máxima iraniana e os termos finais das discussões receberam aprovação de todos os países participantes do processo de mediação.
Apesar de ter baixado o tom, Trump ameaçou retomar os bombardeios caso Teerã não aceite imediatamente um acordo de paz. O bloqueio naval norte-americano contra o território iraniano permanecerá ativo até a conclusão das negociações.
“Considerando que as discussões com a República Islâmica do Irã foram levadas ao mais alto nível da liderança iraniana e aprovadas, eu, como presidente dos Estados Unidos da América, cancelei os ataques e bombardeios programados contra o Irã para esta noite. As discussões e os pontos finais foram, tanto em conceito quanto em detalhes, aprovados por todas as partes envolvidas”, afirmou Trump.
As conversas sobre o conflito envolvem 12 países. Além de Estados Unidos e Irã, participam Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Turquia, Paquistão, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Egito.
No entanto, de acordo com informações da agência Tasnim –ligada à Guarda Revolucionária do Irã– o entendimento não foi anunciado oficialmente.
ATAQUES
Na 4ª feira (10.jun), os EUA voltaram a atacar o Irã depois que um helicóptero norte-americano caiu ao sobrevoar o estreito de Ormuz. A aeronave, segundo Trump, foi abatida por forças iranianas. Era tripulada por 2 pilotos, que sobreviveram.
Os Estados Unidos também atacaram o Irã na 3ª feira (9.jun). A retaliação norte-americana e o ataque iraniano marcaram o fim da trégua informal entre os 2 países.





